O que é backup em nuvem e como funciona?
Índice:
Backup em nuvem é uma cópia de segurança de dados digitais como arquivos e sistemas, em estrutura de armazenamento clusterizada (nuvem). Essa estrutura de nuvem pode estar ou não em um local distinto da origem dos dados. Ideal para recuperação de desastres em caso de falha com o equipamento de backup de origem dos dados.
Como todos os equipamentos falham, o ideal é fazer backup em mais de um dispositivo externo, para ter uma margem maior de segurança.
Backup em nuvem também é conhecido como backup online. Atua como uma estratégia para enviar uma cópia de um arquivo ou uma banco de dados para um local secundário fora do local para preservação em caso de falha do equipamento.
Assim, a melhor forma para garantir a segurança de seus dados é ter um plano de backup robusto, preferencialmente através da criação de duas cópias de segurança, uma no meio físico, em equipamentos confiáveis como storage NAS e outra em algum serviço de nuvem.
Os serviços de nuvem são hospedados por um provedor de serviços terceirizado, que cobra do cliente de backup uma taxa com base no espaço ou capacidade de armazenamento usado, largura de banda de transmissão de dados, número de usuários, número de servidores ou número de vezes que os dados são acessados.
Os serviços de nuvem oferecidos no mercado são feitos através de assinaturas que são executadas mensalmente.
Para grandes empresas, o backup em nuvem pode servir como uma forma complementar de backup.
O que é nuvem?
Computação em nuvem é um termo geral que se refere a serviços hospedados que são entregues via internet.
Diferente da hospedagem tradicional na web, os serviços de nuvem são vendidos sob demanda de maneira elástica, o cliente pode utilizar o máximo ou o mínimo necessário do serviço.
Uma nuvem pode ser privada ou pública. Uma nuvem pública vende serviços para qualquer pessoa na internet, algumas até oferecem espaço limitado de armazenamento de graça. Enquanto nuvem privada fornece serviços hospedados para um número limitado de usuários.
Um equipamento muito utilizado para criação de nuvem privada é o storage NAS, que possui diversas ferramentas contra falhas e podem ser de grande utilidade para pequenas e médias empresas.
Como restaurar dados na nuvem?
Os serviços de backup em nuvem geralmente são construídos em torno de um aplicativo de software cliente que é executado em um cronograma determinado pelo nível de serviço adquirido e pelos requisitos do cliente.
Como exemplo, se um cliente contratou backups diários, o aplicativo coleta, compacta, criptografa e transfere dados para os servidores do provedor de serviços em nuvem a cada 24 horas.
Para reduzir a quantidade de largura de banda consumida e o tempo necessário para transferir arquivos, o provedor de serviços pode fornecer outros tipos de backup, como backups incrementais somente após o backup completo inicial, para enviar apenas os arquivos com alterações.
Os serviços de backup em nuvem geralmente incluem o software e o hardware necessários para proteger os dados de uma empresa.
Se um cliente usa seu próprio aplicativo de backup ou o software fornecido pelo serviço de backup em nuvem, a empresa usa esse mesmo aplicativo para restaurar dados de backup.
As restaurações podem ser feitas arquivo por arquivo, por volume ou uma restauração completa do backup completo.
Storages NAS de marcas como Qnap e Synology apresentam ferramentas que podem se associar com os serviços de nuvem contratados e realizar as funções agendadas de backup através de aplicativos para backup corporativo.
Backup em nuvem ou backup local?
Contratar um backup em nuvem significa alugar um espaço em servidores de terceiros para fazer backup de fotos e backup de arquivos importantes para fazer backup e recuperar dados a qualquer momento.
Significa também abrir mão do controle geral dos dados, tanto da privacidade quanto da segurança dos dados, pois estarão sob o poder de terceiros.
Realizar o backup em nuvem exige muita largura de banda, principalmente no primeiro backup completo.
Em caso de recuperação de desastres, a recuperação de dados em nuvem leva mais tempo que o backup local, aumentando o tempo de inatividade da empresa.
O backup local é o processo de armazenamento de uma cópia dos dados no local da empresa. Nessa situação, o software de backup é usado para gerenciar e copiar os dados para hardware, como discos ou dispositivos de armazenamento conectados à rede.
O backup local é considerado o melhor para dados críticos que exigem um objetivo de tempo de recuperação curto (RTO) porque há limites físicos de quantos dados podem ser movidos em um determinado período de tempo em uma rede.
Storages NAS são ideais para desempenhar a tarefa de backup local. O storage NAS é um dispositivo que se conecta em rede e permite que vários dispositivos e usuários na mesma rede armazenem, acessem e compartilhem dados.
O backup em NAS oferece proteção de dados, alta segurança e tempo de recuperação eficiente mais rápido que backup em nuvem.
Backup em nuvem híbrida
O backup em nuvem híbrida é uma estratégia útil para empresas que produzem grande volume de dados e precisam de acesso de restauração em alta velocidade. Funciona como uma junção de um provedor de nuvem e um sistema de armazenamento dedicado no local.
Um dispositivo NAS serve como um destino de backup local e sincroniza os dados de backup com a nuvem. Quando a empresa precisa de uma restauração rápida, os dados ficam disponíveis no storage NAS local.
Uma das vantagens do formato híbrido é a possibilidade da criação de um cache digital local dos arquivos mais utilizados, agilizando os processos de recuperação de dados em caso de desastres.
Considerado uma prática recomendada, o backup híbrido permite que a empresa permaneça em conformidade com o plano de backup no formato 3-2-1.
O que é backup no formato 3-2-1?
O backup 3-2-1 é uma estratégia de proteção de dados que utiliza três cópias dos dados para proporcionar maior segurança e reduzir a chance de perda de dados.
As cópias dos dados são enviadas entre dois meios físicos ou lógicos (servidores, storages, discos e nuvem) e um backup offsite.
Para implementar uma estratégia de backup 3-2-1 em sua empresa basta ter um servidor de backup como um NAS, mídias removíveis para um backup secundário e fora do ambiente e sincronizar os dados importantes com um serviço de nuvem.
Essa estratégia é útil, pois não apenas protege os dados de falhas, como também os preserva em caso de desastre natural, roubo ou sequestro de dados que eliminem ou impossibilitem o uso dos dados originais.
Não corra risco de perda de dados
Existem diversas soluções para garantir a segurança dos dados corporativos e evitar que a empresa fique inativa por um longo período, podendo destruir a reputação da empresa, causar perdas de receita e exigir um grande esforço para restabelecer o acesso dos clientes e funcionários.
Utilize equipamentos de alta eficiência para garantir a segurança dos seus dados e a recuperação em caso de desastres.
A Data Storage é uma empresa especializada em armazenamento de dados, temos diversos equipamentos para backup e HDs de alto desempenho para funções de backup.
Somos revendedores oficiais de marcas como Synology, Qnap e Seagate. Traga seu projeto e tire suas dúvidas com nossos profissionais.
Leia mais sobre: Backup
Soluções inteligentes e seguras para tarefas de backup de arquivos
SUPORTE
Técnicos Especializados
Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.